segunda-feira, 18 de maio de 2009




5ª semana »»»»»Talvez agora tenhas dado pelo "atraso" e desconfies que estás grávida. Entretanto o teu bebé tem crescido, apesar de ser do tamanho de um grão de arroz, o seu coração já começou a bater, a placenta já funciona e o seu sistema nervoso central, músculos e ossos estão em formação.
Podes nesta altura começar a sentir diferenças no teu corpo, nomeadamente, cansaço, enjoos matinais, os peitos ficam mais sensíveis, tens de ir à casa de banho mais vezes...enfim sentes que estás diferente, algo mudou em ti, agora já te vais apercebendo que vais ser mãe.

6ª semana »»»»Agora que sabes que estás grávida, deves procurar um médico obstetra para acompanhar-te durante este período. O teu bebé não pára de crescer, muitas coisas se estão a passar ao mesmo tempo, os olhos estão a formar-se, assim como o sistema nervoso periférico, a pele, as unhas, o cabelo, os rins, os vasos sanguíneos, o sistema respiratório... quando fores ao médico pede-lhe para ouvires o bater do coração do teu bebé.

7ª semana»»»»»Por esta altura já são visíveis as feições faciais do teu bebé, incluindo a boca e a língua. Os olhos já têm a retina. O bebé já se mexe e tem o seu próprio tipo de sangue, distinto do da sua mãe. Já se vêem os braços e as mãos, e o seu coração já tem as cavidades direita e esquerda. Por esta altura os pulmões também já se desenvolveram.

8ª semana »»»O teu bebé está protegido por um saco cheio de líquido, e ele adora mexer-se lá dentro.
Os seus dedinhos já são visíveis e as suas pernas cresceram. Podemos nesta altura medir as suas ondas cerebrais.
O teu bebé já é tão bonito...

9ª semana »»»»» Estás diferente! O teu corpo apresenta já algumas diferenças, os mamilos cresceram e os círculos à volta escureceram. O teu bebé também tem diferenças, por esta altura já consegues ver as suas orelhitas e os dedos dos pés estão a começar a tornar-se visíveis. Ele mede por esta altura 2.3cm e pesa cerca de 2 gramas.
Apesar do teu bebé se mexer muito, tu ainda não o sentes...


10ª semana »»»»» A gravidez provoca alterações hormonais e como tal tu poderás começar a sentir-te com alterações de humor e a pensar se vais ser boa mãe. Tudo isto é normal, relaxa, confia em ti e vive a gravidez com alegria.
Por esta altura o coração do teu bebé é já muito parecido com o de um recém-nascido. Os seus dentinhos estão a formar-se nas gengivas. Tem já as impressões digitais que o identificarão toda a vida. Até ao fim da semana todos os órgãos e sistemas do teu bebé estarão formados e a partir de agora só precisam de se desenvolver e crescer.

11ª semana »»»»O teu bebé está a iniciar um período de rápido crescimento, de facto, ele irá duplicar o seu tamanho nas próximas semanas. Os aparelhos genitais do bebé estão a desenvolver-se e brevemente poderás ver se tens um menino ou uma menina.

*************************************************************************************

Estamos agora nas 12 semanitas :) depois de alguns receios normais a este jovem e inexperiente casal :) estamos mais descansados e confiantes que vai correr tudo bem!



12ª SEMANA*



Por esta altura os órgãos sexuais do teu bebé estão desenvolvidos mas, ainda poderá ser difícil vê-los na ecografia. Os rins também já se desenvolveram e o teu bebé já faz xixi.

O teu bebé já "fala" porque já tem as cordas vocais desenvolvidas, é possível ouvir um choro muito baixinho.
O seu cérebro está completamente formado e o teu bebé já sente a dor.
O bebé pode chuchar o dedo, os seus olhos têm pálpebras, mede já cerca de 5,4 cm e pesa 14 gr. Ele estica e flecte as pernas, mexe os seus dedinhos e mãos e levanta e baixa a sua cabecinha...vai ginasticando.







Sem comentários: